minha história

Ainda adolescente tive contato próximo com um casal com dificuldade de engravidar e acompanhei suas histórias, medos, angústias e vergonha. Naquele momento soube do meu propósito profissional: trabalhar com Reprodução Humana, estar envolvida em inovações científicas e proporcionar alegria às pessoas que buscam a realização do sonho de ter filhos e formar uma família.

Em 2013, a Dra Fernanda Pacheco, notou que os pacientes com indicação de tratamentos para câncer estavam, no Brasil, mal orientados quanto a possibilidade de manter a fertilidade após tratamentos que podem ocasionar infertilidade. Para isto, decidiu  fazer suas malas e procurar especialização de ponta em Nova York, EUA, com o Prof. Dr. Kutluk Oktay, inventor de técnicas inovadoras como o transplante de ovário, protocolo com Letrozol para estímulo ovariano seguro em pacientes com câncer de mama. A primeira técnica (ainda experimental, mas com mais de 40 bebês nascidos) devolve às pacientes em menopausa após tratamentos que acabam com a fertilidade, a possibilidade de restaurar seus níveis hormonais, voltar a menstruar, ovular e gestar espontaneamente com seu próprio DNA.

Além disto, a Dra. Fernanda Pacheco teve a oportunidade, neste 1 ano e meio na New York Medical College de trabalhar com pesquisas inovadoras em laboratório de Reprodução Humana, sendo responsável pelo congelamento de tecido ovariano. Enviou trabalhos para os principais Congressos Americanos de Reprodução Humana e Oncologia (ASRM, Hawaii 2014 e ASCO, Chicago 2015), esteve presente em aulas com os principais cientistas e doutores dos EUA e do mundo, escreveu e revisou artigos para as principais revistas científicas da área, acompanhou pacientes que procuravam técnicas para preservar a fertilidade (pacientes com diagnóstico de câncer, Síndrome de Turner, mutação nos genes BRCA 1 e 2*) e/ou tratamento de infertilidade induzida pelos tratamentos do câncer.

curriculum vitae

Ginecologista com ênfase em Reprodução Humana, com mais de 15 anos de experiência em consultório médico e Hospitais na área da saúde da mulher, Reprodução Humana e Obstetrícia em Porto Alegre, além de experiência científica e clínica na área de Reprodução Humana em Nova York, USA. Foi fundadora e CEO da Classiclínica, clínica médica multidisciplinar por 10 anos em Porto Alegre. Agora, expande sua atuação profissional para São Paulo e Nova York atrás de novos desafios, incrementos na educação e networking, pois acredita que as inovações em saúde chegam primeiro por lá. Interesse em contracepção, síndrome dos ovários policísticos, endometriose, preservação da fertilidade (congelamento de óvulos, embriões e tecido ovariano), ovodoação, qualidade de vida e bem-estar, pesquisa científica e healthtech. 

2002

Médica formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

2005

Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas
de Porto Alegre (HCPA).

2005

Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

2008

Certificado de Atuação na Área de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).

2010

Especialista em Reprodução Humana pela Red Latino Americana de Reproducción Asistida (REDLARA).

2014

MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Fundação Pedro Leopoldo/MG (FPL).

2018

Certificado de Atuação na Área de Reprodução Assistida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

2013-2015

Trabalhou como “research fellow” em Preservação de Fertilidade na New York Medical College (NYMC)– NY, USA, com o renomado Prof. Dr. Kutluk Oktay.

2021

Participa de pesquisa científica nas áreas de Preservação da Fertilidade, Envelhecimento Ovariano, Transplante Ovariano e Endometriose.

aFILIAÇÕES EM SOCIEDADES MÉDICAS

Missão

Proporcionar atendimento inovador e de excelência aos indivíduos e casais
que procuram atendimento na área de Reprodução Humana.
Divulgar para profissionais da área da saúde e população que mesmo
pacientes que tenham a fertilidade afetada por doenças específicas ou
decorrente dos seus tratamentos podem preservar a fertilidade.

Visão

Ser destaque nacional e internacional na área de Reprodução
Humana e Preservação da Fertilidade e sempre buscar inovações, avanços
científicos para desempenhar meu trabalho da melhor forma.

Valores

Trabalhar com ética, respeito, coleguismo e dignidade. Ter condutas
baseadas em evidências cientificas e pesquisas inovadoras; buscar
atualização constante; valorizar a saúde e o ser humano, seus sonhos,
expectativas e valores; respeitar o meio ambiente.

agende sua consulta com a dra. fernanda pacheco