Participei, recentemente, de uma imersão sobre Endometriose no Congresso da Sociedade Americana de Reprodução Humana, em San Antonio-Texas, e trago algumas novidades sobre o assunto. Confira, aqui, algumas informações que podem ser úteis para quem tenta engravidar, ou apresenta sintomas, como os descritos no item 9:

1. 1:8 casais apresentam infertilidade e 30% deles não apresentam uma causa aparente;
  2. 30-50% dos casos de Infertilidade sem causa aparente são causados por endometriose não diagnosticada;
  3. Hereditário-50% do risco é genético;
  4. Afeta 10% das mulheres, 176 milhões de mulheres afetadas no mundo;
  5. Diagnóstico mais comum em mulheres inférteis e a causa mais comum de falha de fertilização in vitro;
  6. Causa importante de câncer de ovário;
  7. Provavelmente inicia na vida intra-útero, ou após algum procedimento médico;
  8. Em média, há um atraso de 11 anos no diagnóstico de endometriose (médicos e pacientes tendem a achar que os sintomas são normais);
  9. Sintomas: dor pélvica, cólicas menstruais e no período de ovulação, dor na relação sexual, sintomas gastrointestinais e urinários, dor de cabeça, na lombar, nas pernas, escape menstrual, etc;
  10. Novas formas de diagnóstico, além da videolaparoscopia;
  11. Tratamento multidisciplinar para controle da dor: Meditação, mindfulness, terapia cognitivo-comportamental, acupuntura, atividade física, alimentação saudável (dieta do Medityerrâneo).
  12. Diminuir Glúten, pesticidas, álcool, carne vermelha e cafeína; suplemento de vitaminas, Ômega-3, Turmeric*, probióticos; dieta Mediterrânea.

Fontes: ASRM2017-Pre-Congress Program-PC06-Endometriosis:  Medical Overview, Old and New Diagnostics, Psychological Support Interventions, Nutritional Guidelines, and Best Care Practices

*https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-turmeric