aiu neste mês de Setembro/17, na Fertility Sterility, Revista da Sociedade Americana de Reprodução Humana, as atualizações sobre preservação de fertilidade. Sumarizo aqui as INDICAÇÕES DE PRESERVAÇÃO DE FERTILIDADE, conforme o artigo:

A capacidade reprodutiva pode ser seriamente afetada pela idade, síndrome genéticas e por alguns tratamentos que agridem as gônadas (testículos ou ovários).

Muitas técnicas de preservação de fertilidade são bem estabelecidas no momento, enquanto outras são ainda consideradas experimentais, mas sujeitas a contínua revisão.

Indicações para preservação de fertilidade:

1. Câncer: Muitas formas de câncer estão associadas com piora da qualidade do sêmen ou função ovariana no momento do diagnóstico. No entanto, o principal efeito na fertilidade vem de tratamentos comumente usados como quimioterapia e radiação pélvica. Falência gonadal resultante destes tratamentos pode afetar diversos apectos da saúde reprodutiva, incluindo desenvolvimento puberal, produção hormonal e função sexual em adultos. Mais de 80% das crianças e adolescentes serão sobreviventes de longa data, crescendo o interesse dos efeitos a longo prazo desses tratamentos na fertilidade.
  2. Doenças auto-imunes que também necessitam de tratamentos com agentes alquilantes (ex. Ciclofosfamida):
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico (SLE)
  • Doença de Behcet
  • Síndrome de Churg-Strauss (granulomatosa eosinofílica)
  • Glomerulonefrite resistente a esteróides
  • Granulomatose com poliangiitis (ex- Granulomatose de Wegener)
  • Doença inflamatória intestinal
  • Artride Reumatoide com Pênfigo vulgaris
  1. Doenças auto-imunes não responsivas a terapia imunossupressiva (anemia falciforme, talassemia maior, anemia plástica)
  2. Condições Médicas causadoras de falência ovariana precoce (FOP):
  • Eixo hipotalamo-hipófise–gonadal alterado
  • Ooforite ovariana